16/09/2009

Tiahuanaco A CIDADE MAIS ANTIGA DO PLANETA

Situada na Bolívia, a milenar cidade de Tiahuanaco é um dos locais mais misteriosos da antigüidade, onde viveram antigos e desconhecidos habitantes da América do Sul. 

Tradicionalmente, a cidade mais antiga do mundo seria Jericó, no Velho Mundo, datada de cerca de 8 mil a.C.. Porém, foram encontradas na América do Sul, evidências de uma cidade que pode ter o dobro da idade de Jericó.


Localizada na Bolívia (72km de La Paz), a 3.750 metros de altura, Tiahuanaco é uma das cidades mais misteriosas do mundo
        PORTE DO SOLEIL 
A princípio, acreditava-se que ela havia sido construída pelos antecessores dos Incas, há 2 mil anos. Mas, perto da virada do século, o erudito boliviano Arthur Posnansky deu início a um estudo de 50 anos nas ruinas de Tiahuanaco. Com a ajuda da astronomia, Posnansky descobriu algo que daria início a muita polêmica no meio científico, como era de se esperar: calculou que Tiahuanaco havia sido erguida há mais de 17 mil anos, muito antes que, supostamente, qualquer civilização existisse.

As pedras desse sítio estão perfeitamente colocadas. Cientistas tentaram inserir uma agulha e uma carta de baralho em todos os pontos da junção e não foi possível. Hoje já se sabe que a cidade foi construida segundo alinhamentos astronômicos. Partindo disso, Neil Steede usou os mesmos alinhamentos astronômicos para datar o sítio.

Hoje, o que é divulgado nos meios científicos, é que o Homem chegou à América do Sul há cerca de 15 mil anos atrás, os chamados "caçadores errantes". Porém, as evidências acima sugerem que Tiahuanaco tenha sido construida por uma civilização muito avançada. Talvez muito mais do que se imagine.





A PERGUNTA A SER FEITA AQUI É... O QUE ELES FAZIAM, E O QUE QUERIAM USANDO  TAMANHA GRANDEZA EM ONDE QUER QUE SE ESTENDA O OLHAR? SERÁ QUE ELES TINHA UM PROPÓSITO? OU SIMPLESMENTE DEIXAR SUA GIGANTESCA CICATRIZ AQUI NA TERRA? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário