10/08/2010

A misteriosa carreira de Stephen King e seus livros...

O autor vivo que tem mais histórias adaptadas pro cinema
Pra quem ja leu algum livro desse autor renomado, tem na ponta da língua uma palavra que o define de longe; Sobrenatural. Todas as suas obras relatam algo incomum, e na maioria das vezes; assustador. O que instiga cada vez mais os fascinados por suspense e livros de horror.
Viciado em escrever, Stephen King é conhecido pelos seus mais de 50 best sellers de horror e fantasia, é autor de mais de 200 obras.
O início foi difícil
Cansado de ouvir NÃO, certa vez King chegou em casa e atirou ao lixo o original de Carrie. Estressado, tomou seu banho diário e deitou-se mais cedo naquele dia. Tabitha, (sua esposa) acompanhando calada aquele fato, resgatou Carrie do lixo, e o dia seguinte foi ela mesmo em busca de alguma editora interessada em publicar o livro. Qual foi sua surpresa, dias depois King recebe uma ligação de um editor interessado em publicar seu pequeno romance que se tornaria o mais conhecido do autor não só nas páginas, mas também, alguns anos depois, nos cinemas.
Stephen King é um divisor de águas na literatura de terror, pois reconquistou o grande público, transportando o gênero das masmorras e noites tempestuosas para o cotidiano do mundo moderno e a luz do dia. O que inquieta nos livros de King, é que as situações terroríferas podem ocorrer em qualquer lugar: um coletivo, um shopping center, até mesmo onde você está lendo agora.

***********************


Mas o que faz de King um autor tão lido, com mais de 300 milhões de cópias de livros vendidas só nos Estados Unidos? O que o transformou em um fenômeno, inclusive de adaptações cinematográficas, algumas excelentes, outras completamente descartáveis? Qual é o segredo desse mistério?
Foi o sucesso dirigido pelo então desconhecido Brian de Palma (“Missão Impossível”) que permitiu a King largar o ensino (ele era professor nessa época) para se dedicar à literatura. Os anos seguintes trouxeram livros que se tornaram também filmes. “O Iluminado” (com duas adaptações, a primeira de Stanley Kubrick, em 1980, e a segunda em formato de seriado, lançado em 1997, que no Brasil só ganhou uma versão em vídeo-cassete, ainda não há em DVD), “A Dança da Morte” (lançado em 1994 também em minissérie), “A Zona Morta” (de 1983, dirigido por David Cronenberg), entre outros.

Obras:

A Balada Do Projétil Flexível
A Balsa
A Casa Negra
A Coisa Vol.1
A Coisa Vol.2
À Espera De Um Milagre
A Expedição Maldita
A Hora Do Lobisomem (Ilustrado)
A Hora Do Lobisomem
A Incendiária
A Longa Marcha
A Maquina De Passar Roupa
A Metade Sombria
A Mulher No Quarto
A Planta - Part 1
A Planta - Part 2
A Planta - Part 3
A Primavera Vermelha
A Saideira
A Torre Negra Vol.1 - O Pistoleiro
A Torre Negra Vol.2 - A Escolha dos Tres
A Torre Negra Vol.3 - As Terras Devastadas
Angústia
Aqui Há Tygres
As Crianças Do Milharal
As Vezes Eles Voltam
Buick 8
Caim Rebelado
Caminhões
Campo De Batalha
Carrie
Christine
Entregas Matinais
Espuma Noturna
Eu Sou O Umbral Da Porta
Ex-Fumantes
Fúria
Historias Fantásticas
Inverno No Clube
Jerusalem's Lot
Jogo Perigoso
Matéria Cinzenta
Montando Na Bala
Nona
O Caminhão Do Tio Otto
O Carrão - Uma Narrativa Sobre Lavanderia
O Cemitério
O Estranho
O Fantasma
O Homem Que Adorava Flores
O Homem Que Não Apertava As Mãos
O Homen Do Cortador De Grama
O Hotel No Fim Da Estrada
O Iluminado
O Macaco
O Nevoeiro
O Processador De Palavras Dos Deuses
O Ressalto
O Sobrevivente
O Sonho De Harvey
O Último Degrau Da Escada
Os Olhos Do Dragão
Outono Da Inocência - O Corpo
Para Owen
People, Places And Things
Primavera Eterna
Quatro Estações
Sei O Que Você Precisa
Sombras Da Noite
Tenho Que Escapar
Tipo De Sobrevivente
Tripulação De Esqueletos - 21 Contos - Completo
Turno Do Cemitério
Um Mundo De Praia
Vovó
Zona Morta
Stephen King (Richard Bachman) - A Longa Marcha (1979)
Stephen King E Peter Straub - O Talismã

O sucesso veio e teve seu auge, mas King também enfrentou momentos difíceis na vida tanto pessoal como profissional. Sobreviveu ao alcoolismo, que adquiriu no início do casamento e que durou décadas. Nos anos 90, King foi alvo da crítica em relação a suas adaptações. Para tentar reerguer a carreira, a sua editora fechou contrato com produtoras e emissoras de televisão para lançar minisséries filmadas, baseadas em livros escritos por King. A jogada perfeita, já que as adaptações poderiam ser trabalhadas melhor. Entre essas séries surgiram “O Iluminado” (1997), “Tempestade do Século” (1999), “Rose Red” (2002).
Quer escrever como ele?? Ele dá as dicas...

A história da vida dele rende mesmo...
Em 1999, um trágico acidente afetou o autor. Enquanto caminhava pela estrada, ele foi atropelado por um carro e jogado para fora da pista, caindo em um barranco de quase 5 metros de altura. Um detalhe curioso é que o autor escrevia, naquela época, a história de um rapaz que morria atropelado por um carro. Mas o destino do criador foi melhor do que o da criatura. King foi levado para o hospital e, mesmo com perfuração no pulmão direito, várias fraturas na perna direita, dilaceração no escalpo e quadril quebrado, sobreviveu. Foram dez operações em 5 dias, fora o tratamento de fisioterapia.

Além da literatura, King também é mestre nas adaptações para outro meio de comunicação que atinge basicamente seu público, os adolescentes: os quadrinhos. Em 2005, a Marvel Comics assinou contrato com o autor para adaptar as histórias de “Torre Negra”. Este lançamento já se encontra também aqui no Brasil. Agora, o próprio site do autor divulgou que foi a vez da DC Comics fechar contrato para uma adaptação sobre vampiros, com o nome de “American Vampire”, que deve ser lançado em março de 2010.
-
Pois é... Pode ter certeza, ele não para por aí, uma refilmagem de “Cemitério Maldito” está sendo desenvolvida, assim como “Cujo”. “Torre Negra”também deve chegar aos cinemas, assim como “A Casa Negra” e “Celular”. Ainda teremos muito "King" dominando tanto na literatura quanto nas telonas. è só esperar pra ver...

2 comentários:

  1. Putz adoro os livros e os filmes baseados nos livros dele! :X muito rox :D adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  2. eu tb gosto muitoo, ele é fera
    obrigada mesmo ^^

    ResponderExcluir